100%

Legislativo Municipal confere Diploma Mulher Cidadã Urussanguens

 
Uma Sessão especial e de homenagens aconteceu nesta terça-feira (6) na Câmara de Vereadores de Urussanga. A Sessão foi para entrega do Diploma Mulher cidadã Urussanguense. O Diploma é outorgado anualmente e homenageia as mulheres pelas suas obras sociais e contribuições na defesa dos direitos da população.

O Diploma Mulher Cidadã Urussaguense foi instituído pela Lei nº 2.587 de 18 de abril de 2013. As Homenageadas deste ano foram indicadas pelos Vereadores José Carlos José com o Diploma para a Senhora Erna Maestrelli Maccari, o Vereador Braz Ciseski para a Senhora Lisiane Marley Bonetti Fenili e a Vereadora Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori com o Diploma para Senhora Olga Bonetti De Nez.

A vereadora Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori (MDB) discursou em nome do Legislativo e ressaltou que as homenageadas são mulheres que inspiram e são verdadeiras protagonistas na construção de uma sociedade melhor.

“Às homenageadas merecem todo o carinho e admiração dos cidadãos em razão de suas trajetórias de vida, e pelo importante trabalho realizado em nosso Município. Seja por meio do ensino, da religião, da cultura ou de ações sociais, elas são exemplos de caridade, humildade, solidariedade, sabedoria, fé e compaixão”, registrou a Vereadora.

O presidente do Legislativo Gilson Casagrande (PP) afirmou que as homenageadas são mulheres que merecem o respeito de todos, pois se dedicam ao próximo, levantando diariamente as bandeiras da igualdade e da solidariedade.

A mesa de autoridades foi composta pela Ex-Presidente do Legislativo Municipal Rosa Miotello e pelas Secretárias Izolete Duarte Vieira Gastaldon da Assistência Social e Jânea Possamai da Educação.

Participaram da entrega do Diploma os Vereadores Jair Nandi (PSD), Marcos Roberto Silveira (PT), Braz Cizeski (PDT), Elson Roberto Ramos (MDB), Vanderlei Marcírio (MDB), Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori (MDB), Gilson Casagrande (PP), José Carlos José (PP) e Odivaldo Bonetti (PP).

Confira o histórico das homenageadas:

Erna Maestrelli Maccari:

Nascida em 28 de maio de 1938, em Urussanga, Erna Maestrelli Maccari é filha de Vicente Maestrelli e Rosa Scarabelot Maestrelli. Em 1957, com dezoito anos, Erna ingressou na escola Lucas Bez Batti no Bairro Santana, iniciando sua trajetória como professora. Erna frequentou o magistério no Colégio Rainha do Mundo, formando-se em 1967. Nesta década, acompanhou e ajudou a comunidade de Rio América na construção da igreja dedicada a São Jerônimo. Em sua profissão lecionou de 1958 a 1989, até sua aposentadoria, na Escola Quintanilha de Andrade, em Rio América, atuando como professora, secretária e diretora, instruindo centenas de alunos e formando cidadãos. Também na década de noventa ajudou com aulas de reforço no orfanato Paraíso da Criança. Erna envolveu-se também com grupos de mães, ensinando receitas inspiradas no reaproveitamento em prol do meio ambiente, como a elaboração de sabão caseiro.

Lisiane Marley Bonetti:

Nascida em 28 de outubro de 1965, em Orleans, Lisiane Marley Bonetti Fenili é filha de Ercolino e Adelina Bonetti. É formada em Pedagogia e especialista em Orientação Educacional, Dificuldades de Aprendizagens e Gestão Escolar. Trabalhou como monitora da Legião Brasileira de Assistência; e, em 1985, foi aprovada no concurso para o magistério público de Santa Catarina. À época, morava em Siderópolis, iniciando sua atuação como professora na Escola Estadual Udo Deeke, em Treviso. Em 1994, após especialização, trabalhou na Escola Estadual José do Patrocínio, em Siderópolis. Em 1998, mudou-se para Urussanga, passando a trabalhar na Escola de Educação Básica Barão do Rio Branco, onde foi diretora por sete anos. Na mesma escola, exerce atualmente a função de orientadora educacional. Lisiane destacou-se como defensora do direito à educação de qualidade, promovendo melhorias no espaço escolar, combatendo a discriminação e tornando a escola inclusiva.

Olga Bonetti de Nez:

Nascida em 27 de janeiro de 1969, na localidade de Canela Grande, no Município de Pedras Grandes, Olga Bonetti de Nez é filha de Lauro Bonetti e Maria Fellipe. Inspirada em seus pais, atuantes na Igreja Católica e nas atividades comunitárias, Olga foi catequista desde os quatorze anos, inicialmente em Santaninha, em Pedras Grandes. Por oito anos, fez parte do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais – CAEP da Gruta Nossa Senhora Aparecida, em Caeté do Armazém. Dentre os objetivos alcançados nesse período, destaca-se a construção de um novo salão de festas na comunidade. Olga dedica-se ao artesanato, produzindo peças que são doadas à comunidade para posterior venda nas festas locais. Sempre exerceu trabalho voluntário como catequista e liturgista. Auxiliou em procedimentos funerais da comunidade. No âmbito do catecismo, fundou o Grupo de Canto Nossa Senhora Aparecida e participa de grupos de mães, aprendendo e ensinando.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/03/2019 - 09:00:03 por: Wilson Adriani Joaquim - Alterado em: 07/03/2019 - 09:00:03 por: Wilson Adriani Joaquim

Notícias

ATO Nº 20, DE 22 DE MARÇO DE 2019.  
ATO Nº 20, DE 22 DE MARÇO DE 2019.  

CONCEDE LICENÇA À VEREADORA VANIR ZULEIMA MAZZUCO CACCIATORI, DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO, PELO PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS, PARA TRATAR DE ASSUNTOS PARTICULARES.

Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher

Um feliz dia internacional da Mulher a equipe da Câmara de Urussanga que se desdobra diariamente em múltiplas funções, desempenhando, com maestria e brilho, as mais importantes tarefas Legislativas.