100%

Sessão da Câmara Municipal de Urussanga – 26 de fevereiro de 2019 - Notas do Plenário:

QUARTA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2019
Elson Roberto Ramos (MDB) criticou a ausência do Secretário de Obras do Município na reunião de apresentação do relatório de ações e investimentos relativo ao último quadrimestre de 2018. O Vereador cobrou ainda, a manutenção de uma Rua no loteamento Carol solicitada por ele a mais de 15 dias e ainda sem condições de acesso para os moradores. Apresentou Indicação ao Poder Executivo solicitando o conserto do desmoronamento sobre a tubulação da rede pluvial na Rua Fernando Concer no Bairro da Estação.  Elson pediu uma atenção especial da Secretária de Educação para resolver o problema de uma jovem cadeirante do Bairro da Estação que precisa de transporte adequado para se locomover até a universidade em Orleans. O Vereador em parceria com a Vereadora Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori apresentou também, Requerimento solicitando ao Executivo Municipal informações sobre todos os recursos recebidos pela Secretaria Municipal de Saúde em 2018 de forma detalhada e com sua destinação.

Vanderlei Marcírio (MDB) registrou a reclamação de moradores do Bairro de Villa que informaram que o processo de regularização fundiária “Lar Legal” que atenderia o Bairro foi extinto pela justiça porque a X.PNG Incorporadora deixou de apresentar alguns documentos. A empresa não apresentou os documentos exigidos pela Justiça no decorrer da ação de regularização dos terrenos e o processo foi arquivado por descumprimento dos prazos. O Vereador sugeriu que os moradores exijam judicialmente a devolução das parcelas pagas pelo serviço e garantiu que nos próximos dias os Vereadores irão buscar mais informações sobre o caso e ainda tentar uma solução que possa garantir as escrituras aos moradores do Bairro De Villa.

José Carlos José (PP) registrou que em conversas com o Deputado Estadual João Amin (PP) ficou acertado que a Audiência Pública, para tratar do preço da tarifa de energia elétrica em Urussanga, será marcada para uma data que possa contar com a presença do maior número possível de autoridades políticas que podem influenciar na aprovação do Projeto de Lei que trata do assunto e tramita em Brasília. Na audiência ainda deverá ser discutido o prazo de concessão da empresa concessionária que atua em Urussanga que recentemente foi renovado por mais 20 anos. Segundo o Vereador, uma tarifa parecida com a cobrada nos Municípios vizinhos garantirá um maior desenvolvimento econômico e a criação de empregos em Urussanga. José Carlos também pediu apoio ao Deputado João Amin para a pavimentação da rodovia que liga Urussanga a Siderópolis. A pavimentação, segundo o Vereador, tem potencial de atrair empresas para o Bairro Rio Caeté e criar um novo polo de desenvolvimento industrial no Município.

Odivaldo Bonetti (PP) na qualidade de líder do governo esclareceu que o Prefeito Gustavo Cancellier pretende iniciar a obra do anel viário que facilitará o fluxo de veículos de carga do Bairro Rio América e comunidades vizinhas. De acordo com o Vereador, o Prefeito ainda não definiu a data de início, mas garantiu que a obra será executada. Em relação à implantação do estacionamento rotativo no centro da cidade o Vereador registrou que novas discussões sobre o assunto devem ocorrer para tentar evitar que o cidadão tenha ainda mais gastos. De acordo com Odivaldo, desde a realização da Audiência pública que tratou do assunto, foram abertos dois estacionamentos nas proximidades da Praça Anita Garibaldi com aumento significativo do número de vagas. Sobre o recurso para a pavimentação de um trecho da Rodovia Rony Zaniboni, conquistado pela Vereadora Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori, Odivaldo explicou que o projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e será cadastrado junto ao Governo Federal para liberação dos valores e a realização da licitação para contratação da empresa. O Vereador registrou ainda que o combate ao mosquito borrachudo no Bairro Rio Maior foi interrompido temporariamente devido ao excesso de chuvas e assim que a situação se normalizar a aplicação do produto continuará. Em relação à reclamação de alguns moradores sobre a qualidade da água no Bairro Rio América, o Vereador lembrou que no passado, a Associação de Moradores optou por tratar e distribuir de forma gratuita a água na comunidade. Segundo o Vereador, com a decisão da Associação, o SAMAE de Urussanga não investiu mais na localidade e atualmente, caso tenha que assumir o serviço, terá que refazer todo o sistema de distribuição a um alto custo.

Jair Nandi (PSD) sugeriu que a Administração Municipal faça um levantamento em todos os Bairros, para identificar problemas na pavimentação de lajotas, drenagem, iluminação pública e promova uma Licitação para que estes pequenos problemas que causam grandes transtornos sejam resolvidos definitivamente.  O Vereador apresentou Projeto de Lei denominando uma Rua no Bairro De Brida com o nome “Rua Vitalino De Brida”. O Vereador apresentou Indicações ao Poder Executivo solicitando a construção de abrigo de ônibus nas proximidades do campo do Bairro Bela Vista; a instalação de faixa elevada na Rua Durval Perito no Bairro De Villa e a limpeza em bocas-de-lobo na Rua Luiz Serafim e Rua Prefeito Adelino Bettiol no Bairro Nova Itália e na Rua Carlos Martinhago no Bairro Bela Vista. O Vereador lembrou a crise na Venezuela e relacionou vários empreendimentos financiados pelo governo do Brasil naquele país, ao custo de bilhões de dólares, enquanto a população brasileira sofre com a falta de infraestrutura e emprego. Entre as obras bancadas com o dinheiro brasileiro o Vereador citou a construção de várias linhas de metrô, usina siderúrgica e um estaleiro para fabricação de navios na Venezuela.

Outros Requerimentos Apresentados:

Marcos Roberto Silveira (PT) apresentou Requerimento solicitando a presença de Filipo De Brida, Diretor do SAMAE, para que apresente no Legislativo Municipal o demonstrativo financeiro da autarquia nos anos de 2017 e 2018. As informações são relativas à receita com a cobrança da Tarifa de Água e da Coleta de Esgoto e o lucro obtido com a prestação dos serviços. O Vereador solicitou ainda cópia do contrato de empréstimo, assinado entre prefeitura e Caixa Econômica Federal através da linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori (MDB) apresentou Requerimento solicitando licença do mandato pelo período de 30 dias para tratar de assuntos particulares. A licença da Vereadora começa no próximo dia 18 de março e quem assume o Legislativo Municipal é o suplente Amarildo De Brida (MDB).

Próximas Sessões:

A Sessão do dia 6 de março, na próxima quarta-feira, foi transformada em Especial em razão da entrega do Diploma Mulher Cidadã Urussanguense às Senhoras: Olga Bonetti de Nez, Erna Maestrelli Maccari e Lisiane Marley Bonetti Fenili.  A Sessão seguinte, no dia 12 de março, será Solene em homenagem ao Clube dos Treze, em razão do aniversário de 60 anos de fundação da entidade no Município. As Sessões serão abertas a participação do público e terão início às 19 horas na Sede do Legislativo Municipal na Travessa da Imigração, nº 63, Centro de Urussanga.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/02/2019 - 08:35:54 por: Wilson Adriani Joaquim - Alterado em: 27/02/2019 - 08:35:54 por: Wilson Adriani Joaquim

Notícias

RESOLUÇÃO Nº 03/2019
RESOLUÇÃO Nº 03/2019

DESAFETA E TRANSFERE AO PODER EXECUTIVO BENS MÓVEIS CONSIDERADOS INSERVÍVEIS AO PODER LEGISLATIVO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Contrato nº 03/2019
Contrato nº 03/2019

Contrato nº 03/2019
Data da Assinatura: 07/06/2019
Contratante: Câmara Municipal de Urussanga
Contratada: João Júnior Ribeiro Velho 06002131965
CNPJ da Contratada: 28.483.987/0001-61
Base Legal: Art. 24, inciso II, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993
Objeto: Contratação de empresa especializada em serviços de mão de obra para pintura da área externa do prédio da Câmara Municipal de Urussanga, e das aberturas externas e internas
Valor Total: R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
Término do Contrato: 06/07/2019
Dotação Orçamentária: 3 (Despesa) / 3.3.90.39.16.00.00.00 (Elemento)