Sessão da Câmara Municipal de Urussanga – 27 de novembro de 2018 - Notas do Plenário:

QUADRAGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2018

Braz Cizeski (PDT) elogiou o trabalho do Diretor de Obras Vereador João Batista Bom pelo dinamismo no comando da pasta e pelo início de obras de conservação em rodovias e ruas do Município. Braz registrou ainda, seu reconhecimento pelo trabalho do Ex-Deputado Constituinte Roberval Francisco Piloto e sua contribuição na elaboração da Constituição de 1988. Segundo o Vereador, a Constituição Federal que completou 30 anos em 2018 foi responsável por importantes avanços como a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o voto facultativo e a maior autonomia para a gestão dos Municípios. Cizeski elogio também à postura de diálogo com a sociedade mantida pelo prefeito Gustavo Cancellier visando o melhor atendimento das reivindicações da população.

Gilson Casagrande (PP) destacou as campanhas realizadas no mês de novembro pela Secretária de Saúde em benefício da saúde masculina. Gilson lembrou os direitos das pessoas com câncer como a gratuidade no transporte público para os deslocamentos durante o tratamento médico, o direito ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a compra de veículos a preços reduzidos. Gilson explicou ainda que o cidadão que nunca contribuiu com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e sofre de câncer pode solicitar o benefício financeiro.  O Vereador informou que muitas pessoas doentes não conhecem seus direitos e que vem trabalhando para levar estas informações a todos os cidadãos.

José Carlos José (PP) registrou o sucesso de público na final do Campeonato Municipal de Futebol de Salão nas categorias sênior, feminino e livre realizada no último sábado (24). De acordo com o Vereador, o sucesso do evento se deve ao empenho do Diretor de Esporte Tiago Mutini e o apoio do Prefeito Gustavo Cancellier. José Carlos destacou que durante a visita do Deputado Federal Esperidião Amin (PP) a Urussanga foi informado pelo parlamentar que o Projeto em Tramitação na Câmara Federal e que permite a compra de energia mais barata pelas pequenas distribuidoras, como a que opera em Urussanga, segue de forma acelerada no Congresso. O Vereador lamentou que em Urussanga, mesmo com o calor, muitas famílias não podem usar ar condicionado e ventilador devido aos altos custos da energia.

Odivaldo Bonetti (PP) apresentou Indicação solicitando a construção de calçada entorno da Escola Municipal Professor Ernesto César Mariot no Bairro Bom Jesus. De acordo com o Vereador, a diretora da escola  Adriana Tibes informou que a obra poderá ser feita em parceria com a Associação de Moradores do Bairro. Odivaldo apresentou também Indicação solicitando a pavimentação do prolongamento da Rodovia Paulo Aires Zanelatto, que liga o Bairro Das Damas ao Bairro Lunardi no sentido Rodovia dos Mineiros no Bairro Nova Itália. O Vereador destacou a importância da aprovação de Projeto de Lei em tramitação nas Comissões da Câmara e que dispõe sobre a contratação de seguro garantia de execução de obras licitadas pela prefeitura. De acordo com o Projeto toda empresa que vencer licitações para realizar obras em Urussanga terá que contratar um seguro para garantir o ressarcimento dos recursos caso não conclua os serviços.

Jair Nandi (PSD) salientou que tem adotado a postura de apontar as reivindicações da sociedade e de dar o tempo necessário para que as solicitações sejam atendidas pelo Poder Executivo. O Vereador pediu  ao líder do governo na Câmara que explique na próxima Sessão o motivo  da demora na regularização de parte da Rua Lauri Cardoso no Bairro Bela Vista.  De acordo com Jair Nandi somente após a regularização de responsabilidade da prefeitura é que poderão ser investidos recursos públicos para a pavimentação. O Vereador registrou ainda a  reivindicação da comunidade  quanto a reforma do abrigo de ônibus do Bairro, um compromisso assumido pela Administração Municipal e ainda não cumprido. Nandi ressaltou que com toda a razão os moradores esperam explicações do Executivo pela demora na solução dos problemas do Bairro.

Marcos Roberto Silveira (PT) agradeceu o Prefeito Gustavo Cancellier por cumprir a Lei e retirar a taxa de expediente no valor de R$ 19,00 das cobranças de impostos dos contribuintes do Município. O Vereador registrou ainda a interdição para sepultamentos do Cemitério do Bairro Rio América devido à falta de regulamentação. Em Urussanga são dez cemitérios em atividade e no momento somente o Cemitério Nossa Senhora da Conceição no Centro da cidade possui a regulamentação. O Vereador concorda que a prefeitura não tem condição de assumir todos os cemitérios e em reunião com a administração foi informado que medidas conjuntas serão tomadas para solucionar o problema.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/11/2018 - 09:28:13 por: Wilson Adriani Joaquim - Alterado em: 28/11/2018 - 09:28:13 por: Wilson Adriani Joaquim

Terceiro Termo Aditivo ao Contrato nº 10/2015

Data da Assinatura: 15/12/2018
Contratante: Câmara Municipal de Urussanga