100%

Sessão da Câmara Municipal de Urussanga – 4 de setembro de 2018 - Notas do Plenário: 


VIGÉSIMA NONA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 4 DE SETEMBRO DE 2018
 
Nandi (PSD) cobrou a regularização da Rua Lauri Cardoso no Bairro Bel Recanto. Segundo o Vereador, a Rua teve seu curso mudado pela ação do tempo e alguns proprietários cederam parte de seus terrenos para que os demais moradores tivessem acesso a suas residências. De acordo com o Vereador, a localização da Rua dentro do novo trajeto deve ser regularizada pela Prefeitura para que investimentos públicos possam ser feitos na pavimentação. O Vereador informou que o problema se arrasta a mais de trinta anos, sendo que a atual administração havia se comprometido com a regularização, fato que não ocorreu. Outra reivindicação no Bel Recanto se refere a reforma da parada de ônibus as margens da SC 108 prometida e não realizada ressalta o Vereador.

Marcos Roberto Silveira (PT) informou que solicitou, através de Requerimento e sem ser atendido, a presença do Diretor de Trânsito do Município no Legislativo com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre as várias pendências relacionadas ao setor. O Vereador enumerou diversos Requerimentos feitos por ele e que não foram respondidos pelo Poder Executivo. Entre os requerimentos sem resposta, destacou a solicitação da relação dos veículos próprios e terceirizados da frota municipal, o relatório das vistorias das escolas Municipais com laudo da defesa civil, a solução para a taxa de expediente cobrada pela prefeitura nas tarifas de IPTU. Em outro Requerimento, ainda sem resposta, solicitou medidas em relação aos aluguéis pagos sem necessidade pela prefeitura, inclusive o de um estacionamento no centro da cidade para uso de particulares, Requerimento para Implantação do estacionamento rotativo que mesmo após audiência pública continua parado e o programa de eficiência energética para redução dos custos da iluminação pública para os consumidores. Como os prazos legais não estão sendo cumpridos para as resposta dos Requerimentos, Marcos Roberto informou que as próximas medidas incluem ação junto ao Ministério Público para garantir o direito a informação dos Vereadores e da população.

Braz Cizeski (PDT) registrou a sua participação no dia 30 de agosto do primeiro Seminário Municipal de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas.  Segundo o Vereador, o evento contou com várias palestras, inclusive com o depoimento de ex-usuários que alertaram para o crescente número de atendimentos causados por overdose no Hospital São José de Criciúma. O Vereador ressaltou a importância da família na orientação e prevenção ao uso de entorpecentes. De acordo com Braz Cizeski a omissão dos pais, na maioria das vezes, contribui para o envolvimento dos jovens com o mundo obscuro das drogas.

Elson Roberto Ramos (MDB) apresentou Indicação sugerindo ao Poder Executivo auxílio financeiro ao Coral Santa Cecília para a contratação de um Maestro. Para o Vereador seria uma forma do Executivo, contribuir diretamente para a cultura do Município. Elson cobrou medidas urgentes da Prefeitura para a conclusão da Rua Orsi Silva no Bairro da Estação e que vem sofrendo com o atraso e causando transtorno para a população. O Vereador criticou ainda, a retirada de R$ 100.000,00 (cem mil reais) de recursos do setor de esportes para investimentos em outras áreas. Elson pediu sensibilidade do Prefeito para que os recursos sejam devolvidos e utilizados na reforma do telhado do Ginásio de Esportes Centenário no Bairro da Estação.

Gilson Casagrande (PP) destacou o trabalho do Diretor de Esportes do Município Thiago Mutini pelo empenho na realização de uma etapa do Campeonato Catarinense de Futebol Moleque Bom de Bola. A competição acontecerá entre os dias 24 e 29 de setembro e contará com a participação dos Municípios de Urussanga, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Morro da Fumaça, Içara, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis e Lauro Muller. Gilson registrou ainda, visita ao Município de Forquilhinha para acompanhar o trabalho da Cooperativa local e os benefícios proporcionados aos agricultores. Segundo o Vereador, existem tratativas para instalar uma Cooperativa naquele formato em Urussanga. O Vereador lamentou o atraso na conclusão da pavimentação e da Capela Mortuária iniciadas no Bairro São Pedro. Gilson registrou o seu esforço diário nos últimos dois anos para tentar vencer os entraves burocráticos para a conclusão das obras naquele Bairro.

José Carlos José (PP) lamentou o novo aumento da energia elétrica e classificou como uma falta de respeito com quem investe em Urussanga e com as famílias que residem na cidade. De acordo com o Vereador serão 7,49 % para usuários de baixa tensão e 18,22 % para quem utiliza alta tensão. José Carlos informou que as famílias comprometem em média 25% do salário para pagamento da energia elétrica. O Vereador destacou que no mês de agosto completou um ano do início das discussões para reduzir os custos da energia elétrica em Urussanga e que no período foram fechadas 47 empresas e outras 55 não se instalaram devido ao preço da energia, causando mais desemprego. De acordo com o Vereador, no período foram apresentados para a concessionária de Urussanga várias alternativas para diminuição da energia, entre elas destacou a diminuição dos custos fixos da empresa, a compra da energia no mercado livre e a transformação em cooperativa. Para o Vereador a empresa foi omissa em relação a todas as alternativas apresentadas, restando no momento, à aprovação do Projeto de Lei apresentado no Congresso Nacional pelo Deputado Federal Esperidião Amin que permite a compra da energia pelas pequenas concessionárias pelo mesmo valor pago pelas cooperativas.

Odivaldo Bonetti (PP) lembrou que em 2015 apresentou Indicação ao Ex-Prefeito Johnny Felipe visando medidas para o controle do mosquito borrachudo no Bairro Rio Maior. De acordo com o Vereador, na época a solicitação não foi atendida, mas ele conseguiu uma parceria com uma empresa da localidade e o tratamento resultou na redução em cerca de 80% na incidência do mosquito. O Vereador registrou que o Prefeito Gustavo Cancellier entendeu a necessidade da execução do seu projeto de combate ao mosquito e o trabalho foi iniciado no Bairro Rio Maior, com a previsão de estender, após a constatação da eficácia do produto aplicado, ao Bairro Rio Salto.  Odivaldo anunciou ainda, a realização nesta semana de uma reunião na Escola Municipal Vereador Rosalino De Nez no Bairro Palmeira do Meio para discutir junto a moradores, a pavimentação de 1,3 quilômetros com recursos próprios no Bairro, além de Ruas do loteamento Scussel. O Vereador destacou também recursos conquistados por ele junto ao Deputado Estadual Valmir Comin e utilizados na aquisição de material esportivo para a prática de basquetebol aos alunos do Colégio Lydio de Brida.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/09/2018 - 09:46:53 por: Wilson Adriani Joaquim - Alterado em: 05/09/2018 - 09:46:53 por: Wilson Adriani Joaquim

Notícias

EXTRATO DE CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO Nº 02/2018
EXTRATO DE CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO Nº 02/2018

Contrato de Trabalho por Tempo Determinado nº 02/2018
Data da Assinatura: 09/11/2018
Contratante: Câmara Municipal de Urussanga
Contratado: Marelir Santa Helena Toni
CPF do Contratado: 565.934.659-68
Objeto: Prestação de serviços de Agente de Serviços Gerais à Câmara Municipal de Urussanga, por tempo determinado, com fundamento no inciso II, do art. 2º, da Lei Municipal nº 2.682, de 12 de setembro de 2014, e conforme resultado final do Processo Seletivo nº 01/2017
Valor Global Estimativo: R$ 5.637,10 (cinco mil, seiscentos e trinta e sete reais e dez centavos)
Término do Contrato: 09/04/2018
Dotação Orçamentária: Despesa 2.001 / Elemento 3.1.90.04.99.00.00.00.00

ATO Nº 47, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2018. 
ATO Nº 47, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2018. 

RESCINDE O CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO Nº 01/2018, CUJA TITULAR É FERNANDA SÉRGIO FLÔR MENDONÇA, AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE URUSSANGA.

MOÇÃO Nº 08/2018
MOÇÃO Nº 08/2018

“A CÂMARA MUNICIPAL DE URUSSANGA, APROVANDO POR UNANIMIDADE DE VOTOS PROPOSIÇÃO SUBSCRITA PELO VEREADOR MARCOS ROBERTO SILVEIRA, MANIFESTA CONGRATULAÇÃO E APLAUSOS À ESCRITORA URUSSANGUENSE STEFANI BEZ FONTANA, EM RAZÃO DO LANÇAMENTO DO LIVRO “CAMINHO DAS PEDRAS – OS FILHOS DA LENDA.”

TRIGÉSIMA OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 6 DE NOVEMBRO DE 2018, NO SALÃO DE FESTAS DA IGREJA DA COMUNIDADE DE SANTANA, TRANSFORMADA EM DÉCIMA NONA REUNIÃO ITINERANTE.A
TRIGÉSIMA OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 6 DE NOVEMBRO DE 2018, NO SALÃO DE FESTAS DA IGREJA DA COMUNIDADE DE SANTANA, TRANSFORMADA EM DÉCIMA NONA REUNIÃO ITINERANTE.A

TRIGÉSIMA OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 6 DE NOVEMBRO DE 2018, NO SALÃO DE FESTAS DA IGREJA DA COMUNIDADE DE SANTANA, TRANSFORMADA EM DÉCIMA NONA REUNIÃO ITINERANTE, COM O OBJETIVO DE OPORTUNIZAR A PARTICIPAÇÃO DE CIDADÃOS DOS BAIRROS ALTO RIO MOLHA, RIO CARVÃO ALTO, RIO CARVÃO BAIXO, RIO CARVÃO DO MEIO, SANTANA E SANTANINHA, DE FORMA A EXPOREM ANSEIOS E REIVINDICAÇÕES DAS COMUNIDADES.