Diretor do SAMAE de Urussanga apresenta dados sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico

Filipo De Brida, Diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Urussanga, participou nesta terça-feira (05) da Sessão na Câmara de Vereadores, para falar sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O Vereador Marcos Roberto Silveiro (PT) foi o autor do Requerimento solicitando a presença do Diretor do SAMAE no Legislativo para falar em especial sobre o disposto no art. 6º, da Lei Municipal nº 2.515, de 29 de setembro de 2011, que se refere ao cronograma de implantação dos serviços de saneamento em Urussanga.

De acordo com Marcos Roberto Silveira, a vinda do Diretor do SAMAE ao Legislativo tem como objetivo informar os Vereadores sobre as etapas que já foram cumpridas e as que faltam para a implantação do saneamento básico em Urussanga.

Filipo De Brida destacou que o Plano foi desenvolvido em 2009 com a participação popular, e com técnicos da área, com o objetivo de universalização do saneamento básico. A partir da aprovação em 2011 do projeto e da definição do cronograma, as etapas de instalação iniciaram.

O Plano de Saneamento Básico em Urussanga contempla medidas divididas em emergenciais e de investimento a curto, médio e longo prazo, a serem executadas até 2029.  O cronograma prevê para o início de 2018, com recursos próprios, a reforma da Estação de Tratamento do Bairro Rio Salto.

O Diretor do SAMAE garantiu que a maioria das medidas de caráter emergencial propostas pela Lei estão sendo tomadas. De acordo com Filipo De Brida, outras medidas que exigem maior investimento, como a construção de uma nova adutora e a ampliação da casa de química, dependem ainda de recursos a serem captados na esfera federal.

Em Urussanga são atendidos 20% da população da área urbana com coleta e tratamento de esgoto, correspondendo a 970 ligações. A média de Santa Catarina é de 35%, o que coloca o estado em 16º no País, acerca da abrangência do saneamento básico.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/12/2017 - 09:46:30 por: Wilson Adriani Joaquim - Alterado em: 15/12/2017 - 18:15:27 por: Larissa Xavier Teixeira

CONVITE - SESSÃO ITINERANTE

A Câmara Municipal de Urussanga convida para a Trigésima Oitava Reunião Ordinária, transformada, por meio do Ato nº 45, de 19 de outubro de 2018, em Décima Nona Reunião Itinerante, com o objetivo de oportunizar a participação de cidadãos dos Bairros Alto Rio Molha, Rio Carvão Alto, Rio Carvão Baixo, Rio Carvão do Meio, Santana e Santaninha, de forma a exporem anseios e reivindicações de suas comunidades.

Data: 6 de novembro de 2018 (terça-feira)
Local: Salão de Festas da Igreja do Bairro Santana, em Urussanga

ATO Nº 45, DE 19 DE OUTUBRO DE 2018.

AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE SESSÃO ITINERANTE NO DIA 6 DE NOVEMBRO DE 2018, NO BAIRRO SANTANA, COM O OBJETIVO DE OPORTUNIZAR A PARTICIPAÇÃO DE CIDADÃOS DOS BAIRROS ALTO RIO MOLHA, RIO CARVÃO ALTO, RIO CARVÃO BAIXO, RIO CARVÃO DO MEIO, SANTANA E SANTANINHA, DE FORMA A EXPOREM ANSEIOS E REIVINDICAÇÕES DE SUAS COMUNIDADES.

ATO Nº 44, DE 8 DE OUTUBRO DE 2018.

TRANSFORMA EM SOLENE A TRIGÉSIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 16 DE OUTUBRO DE 2018, PARA HOMENAGEM À INSTITUIÇÃO PARAÍSO DA CRIANÇA/CASA-LAR DE URUSSANGA, EM RAZÃO DO ANIVERSÁRIO DE 70 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO.