Sessão da Câmara Municipal de Urussanga – 03 de julho de 2018 - Notas do Plenário

VIGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 3 DE JULHO DE 2018
:
Gilson Casagrande (PP) destacou a continuidade nas obras de manutenção de estradas do interior do Município. O Vereador registrou o alargamento e drenagem de estradas nos Bairros Rancho dos Bugres e Armazém e garantiu a continuidade dos serviços em toda a malha viária das demais localidades do Município. Gilson lembrou ainda, os números alarmantes de casos de violência contra mulheres em Santa Catarina. Segundo o Vereador, são 350 estupros registrados mensalmente nas delegacias do Estado. Gilson lamentou os autos índices deste tipo de crime e pediu medidas de conscientização para redução dos casos.

José Carlos José (PP) lembrou que a Casa da Cidadania está em pleno funcionamento e atua para atender os cidadãos com renda de até dois salários mínimos. Os responsáveis pelo atendimento são acadêmicos da fase final do curso de direito da Universidade Barriga Verde (UNIBAVE), orientados por professores da instituição. De acordo com o Vereador, em 2017 foram 431 atendimentos com 345 casos resolvidos. Os assuntos atendidos pelos acadêmicos se referem principalmente ao pagamento de pensão alimentícia, cobranças de juros abusivos, danos morais e demandas cíveis e criminais. Na avaliação do Vereador, a reunião com a direção das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) não obteve o resultado esperado         e ele acredita que somente a aprovação do projeto em tramitação na Câmara dos Deputados em Brasília, pode minimizar a questão dos altos preços cobrados pela energia em Urussanga. O projeto em questão permite a compra de energia pelas distribuidoras privadas nos mesmos moldes das cooperativas.

Odivaldo Bonetti (PP) informou que nesta semana será lançado o edital para realização do concurso público de Urussanga. O Vereador disse que cabe aos Vereadores fiscalizar a realização do concurso para que os procedimentos da empresa vencedora sejam isentos e democráticos com resultado justo e imparcial para todos os candidatos inscritos. As provas devem ocorrer na segunda quinzena do mês de agosto. Odivaldo classificou como um fato histórico e marcante para o Município de Urussanga a reinauguração da Rádio Fundação Marconi que além de novos estúdios passa a transmitir pela Frequência Modulada (FM) 99.9. O Vereador enalteceu o trabalho voluntário das Diretorias e colaboradores que passaram pela radio Marconi desde a sua fundação em 1951.

Jair Nandi (PSD) explicou que o voto branco e o voto nulo não traz nenhum efeito prático para o pleito eleitoral. De acordo com o Vereador, a única forma de se anular uma eleição é quando o candidato eleito com mais de 50% dos votos válidos, acaba cassado por irregularidades durante o pleito, somente nestes casos acontecem novas eleições. Os esclarecimentos feitos pelo Vereador se devem aos constantes comentários sobre o assunto que circulam em redes sociais e conversas informais. Nandi esclareceu ainda que todas estas informações são de fácil acesso no site do Tribunal superior Eleitoral (TSE). Para o Vereador, muitas vezes os votos brancos e nulos acabam beneficiando candidatos menos preparados para o cargo.

Marcos Roberto Silveira (PT) apresentou Requerimento solicitando explicações da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos e Urbanos (CIRSURES), do Governo do Estado e da prefeitura de Orleans sobre a disponibilização de recursos estaduais na ordem de R$ 813.000,00 (oitocentos e treze mil reais) para compra de um conjunto fixo de britagem. O equipamento que será instalado em Orleans é destinado à produção de base de brita utilizada na pavimentação asfáltica. Para o Vereador, o equipamento deveria ser instalado em Urussanga, e ser utilizado por todos os Municípios membros do Consórcio da Usina e não somente por Orleans.

Braz Cizeski (PDT) registrou o sucesso do mutirão de castração realizado no sábado 30 de junho, com parceria da ONG Raça e Fundação Ambiental Municipal de Urussanga (FAMU). De acordo com o Vereador, foram castrados 75 animais com 100% de sucesso em todos os procedimentos.  Braz Agradeceu o apoio do diretor da FAMU Marcos Zanellato, da Presidente da ONG Raça Josiane Bonetti e a participação de vários colaboradores que propiciaram todos os cuidados pós-operatórios dos cães e gatos atendidos. O Vereador destacou ainda, todo o suporte e comprometimento no mutirão de sua esposa Lenita Zanellato Cizeski.

Elson Roberto Ramos (MDB) elogiou a palestra proferida pelo Prefeito de Joinville Udo Döhler (MDB) realizada na segunda-feira (02) na sede da Associação Comercial e Industrial de Criciúma (ACIC).  O Vereador voltou a cobrar da Prefeitura de Urussanga resposta para a destinação de parte dos recursos na ordem de R$ 815.000,00 direcionados para pagamento de salários de funcionários da área de saúde. De acordo com Elson Roberto Ramos, os recursos oriundos de emendas parlamentares, eram para ser investidos em melhorias no atendimento da população e não para a folha de pagamento. O Vereador cobrou a nomeação pelo Poder Executivo de um Diretor de Cultura para incentivar o setor de turismo do Município. Elson pediu ainda, incentivos municipais para garantira a permanência de empresas em Urussanga.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/07/2018 - 09:37:37 por: Wilson Adriani Joaquim - Alterado em: 04/07/2018 - 09:42:29 por: Wilson Adriani Joaquim

ATO Nº 35, DE 20 DE JULHO DE 2018.

REGULAMENTA O PAGAMENTO DE AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO AOS SERVIDORES OCUPANTES DE CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE URUSSANGA.

RESOLUÇÃO Nº 04/2018

DISPÕE, NORMATIZA, DISCIPLINA, REGULAMENTA, AUTORIZA, CONCEDE E FIXA O VALOR MONETÁRIO RELATIVO AO FORNECIMENTO DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO AOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE URUSSANGA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.