1ª Conferência de Políticas Públicas dos Direitos dos Animais recebe grande público em Urussanga

A 1ª Conferência de Políticas Públicas dos Direitos dos Animais aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), na Sociedade Recreativa Urussanga, e contou com a participação de representantes de ONGs, membros do Ministério Público, lideranças políticas da Região Sul e simpatizantes da causa do bem estar animal.

O evento foi uma promoção da ONG Raça de Urussanga, em co-participação aos Vereadores Braz Ciseski e Vanderlei Marcírio.

Braz Ciseski, um dos fundadores da ONG Raça de Urussanga e idealizador da Conferência, afirmou que o evento permitiu a troca de experiências e a união das entidades do Sul do Estado em prol de políticas públicas de defesa e bem estar animal.

“A Conferência visou a unir ONGs, defensores e protetores dos animais com o objetivo de gerar força política e tirar o ônus da sociedade, que vem arcando com os custos dos resgates e dos tratamentos dos animais abandonados”, ressaltou Ciseski.

O Vereador Vanderlei Marcírio, que também fez parte da organização da Conferência, destacou que o evento permitiu a discussão de políticas públicas em uma visão macrorregional.

“A partir deste encontro pode surgir um grande projeto que contemple toda a região, sendo que, infelizmente, o Poder Público em alguns Municípios faz muito pouco pela causa animal”, afirmou. Na opinião do Vereador, no caso de animal abandonado ou maltratado, o primeiro passo seria punir o dono.

O evento também abriu espaço para apresentação de políticas públicas de defesa e bem estar animal, aplicadas com sucesso em alguns Município do Sul do Estado.

A Promotora de Justiça de Urussanga, Excelentíssima Senhora Diana Costa Chierighini, explicou que ações simples e de baixo custo, como campanhas em escolas, produzem resultados satisfatórios na diminuição dos casos de abandono e maus tratos de animais; mas caso elas ocorram, o Ministério público deve ser acionado.

“É preciso pensar coletivamente o tema e o Ministério público é defensor da causa, e qualquer violação dos direitos dos animais, deve ser comunicado ao órgão, para que providências legais sejam tomadas”, destacou a Promotora.

O Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual Valmir Comin ressaltou a importância da criação de mecanismos capazes de identificar e punir os responsáveis pelo abandono e tortura de animais.

Comin foi autor da Lei nº 17.404, de 21 de dezembro de 2017, que determina a criação da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, exclusiva para atendimento de ocorrências envolvendo maus tratos e abandono de animais, inclusive com a possibilidade de serem postadas via internet vídeos e fotos dos crimes para facilitar as investigações.

“A Delegacia Eletrônica de Proteção Animal será uma importante ferramenta de combate a esses crimes e estamos pressionando para que a Lei seja regulamentada e entre em vigor o mais rápido possível”, afirmou o Deputado.

O Excelentíssimo Senhor Prefeito de Içara Murialdo Gastaldon destacou os grandes avanços atingidos em seu Município, a partir da instalação do Centro de Castração Francisco de Assis. O Centro foi inaugurado em 2016 ao custo total de R$ 135.000,00 e já realizou cerca de três mil castrações, além de atendimentos de emergências e resgates de animais feridos.

“O projeto é pioneiro no Sul do Estado e o investimento acaba refletindo também na saúde pública, através da diminuição da incidência de zoonoses e ferimentos causados por acidentes e mordeduras”, explicou Murialdo.

Gilson Martins, responsável pela Associação de Protetores dos Animais de São Ludgero (APAS), trouxe um pouco da experiência da entidade com a castração e a chipagem de cães e gatos no Município.

“Com a colocação do chip em cerca de 1.500 animais, conseguimos reduzir o número de abandonos e maus tratos, pois caso isso ocorra, o dono é identificado e notificado pela vigilância sanitária”, destacou Gilson.

A etapa final da Conferência foi destinada à formação de grupos de debates, com a finalidade de definir propostas para políticas públicas voltadas ao bem estar animal no Sul do Estado.

Também participaram da Conferência o Excelentíssimo Senhor Prefeito de Urussanga Gustavo Cancellier, o Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual Manoel Mota, o Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Urussanga Odivaldo Bonetti e o Senhor Vice-Prefeito de São Ludgero Ibaneis Lembeck.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/05/2018 - 16:21:19 por: Wilson Adriani Joaquim - Alterado em: 11/05/2018 - 18:20:02 por: Larissa Xavier Teixeira

VIGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA, A SER REALIZADA NO DIA 3 DE JULHO DE 2018.

A Reunião Ordinária contará com as seguintes presenças: do Senhor Luiz Antonio Vieira (“Zizo”), para recebimento da Moção de Congratulação e Aplausos nº 05/2018, concedida em razão do resultado obtido no evento esportivo Ironman Brasil; e das Senhoritas Suelen Cittadin Jacintho (Rainha), Kamila Fretta Fabro (Primeira Princesa) e Sara Servodio (Segunda Princesa), eleitas para integrar a Corte da XVIII Festa do Vinho de Urussanga, para recebimento da Moção de Congratulação e Aplausos nº 06/2018, concedida em vista da representação da festividade e do Município.