100%

Sessão da Câmara Municipal de Urussanga - 3 de abril de 2018 - Notas do Plenário:

Sessão da Câmara Municipal de Urussanga - 3 de abril de 2018 - Notas do Plenário: Sessão 03-04-2018
Jair Nandi (PSD) afirmou que nos 30 dias de licença do Legislativo, afastou-se do Plenário, mas não da vida pública, mantendo contatos e ouvindo a população. Registrou que é um defensor dos direitos do cidadão urussanguense e que, dessa forma, vai continuar conduzindo o seu trabalho no Legislativo Municipal. O Vereador apresentou Requerimento solicitando ao Poder Executivo o envio ao Legislativo de cópia dos processos administrativos e sindicâncias referentes aos últimos acidentes envolvendo funcionários públicos e equipamentos da frota municipal.

Marcos Roberto Silveira (PT) criticou a cobrança de taxas de expediente nas contas de IPTU em Urussanga e explicou que uma decisão do Supremo Tribunal Federal de 2014 proibiu essa prática. De acordo com o Vereador, ele vem alertando o Poder Executivo desde 2015 para que seja excluída do IPTU a taxa de R$ 18,00, cobrada indevidamente do contribuinte e informou que caso isso não ocorra, ele vai entrar com uma ação popular, exigindo a devolução dos valores à população. Somente essas taxas correspondem a aproximadamente R$ 100.000,00 (cem mil reais) cobrados todos os anos indevidamente dos proprietários de imóveis da Cidade.

Braz Ciseski (PDT) anunciou a realização da 1º Conferencia de Políticas Públicas dos Direitos dos Animais, que acontecerá no dia 11 de maio de 2018, na Sociedade Recreativa Urussanga. O evento é uma realização da ONG Raça, dos Vereadores Braz Ciseski e Vanderlei Marcírio, com o apoio do Poder Executivo e da Câmara Municipal de Urussanga. A Conferência contará com a participação de palestrantes e a apresentação de políticas públicas que alcançaram sucesso na área do bem estar animal em outras Cidades. De acordo com o Vereador, ações programadas podem diminuir o sofrimento dos animais abandonados e proporcionar melhorias na saúde pública através da erradicação de vários tipos de zoonoses que acabam atingindo também a população. O Vereador registrou, ainda, que esteve no Bairro Belvedere verificando o aspecto da água fornecida aos moradores e constatou que o produto possui uma cor amarela imprópria para o consumo. Braz Ciseski acionou o serviço de abastecimento do Município para que tome as medidas necessárias para solucionar o problema.

Elson Roberto Ramos (MDB) afirmou que a contratação de forma irregular de quatro funcionários pela Prefeitura para substituir os efetivos transferidos para o Parque Municipal aumentaram de forma desnecessária os gastos do Executivo. O Vereador registrou, ainda, que a servidora responsável pela Administração do Cemitério Municipal trabalhava de forma legal, dentro da Lei em vigência, e que passou a irregularidade devido a Decreto assinado neste ano pelo Poder Executivo e que modificou a função, passando de Administrador para Diretor de Cemitério. Elson classificou a atitude como uma forma de tentar pressionar o MDB a votar pela diminuição da escolaridade para alguns cargos de Diretoria. Elson criticou a forma como foi respondido, pelo Poder Executivo, a um Requerimento de sua autoria, que solicitava informações sobre o total de recursos investidos em esportes por modalidade no ano de 2017. Os dados solicitados referiam-se a gastos com a contratação de profissionais, patrocínios, atletas e premiações e o Vereador recebeu apenas o número de competições que ocorreram no período.

Vanderlei Marcírio (MDB) declarou que a decisão tomada pela Comissão Organizadora da Festa do Vinho em manter os shows no formato tradicional realizados no anfiteatro do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira beneficiará todas as entidades. De acordo com o Vereador, a Festa do Vinho representa para muitas entidades a única forma de arrecadar recursos para manterem as suas estruturas e investirem em programas sociais. Vanderlei Marcírio solicitou aos organizadores da Festa melhorias na acessibilidade e nos banheiros públicos.

Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori (MDB) registrou a passagem do Dia Mundial da Saúde a ser comemorado no próximo sábado, dia sete de abril. A Vereadora destacou o trabalho da Pastoral da Saúde e sua importância na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Para Vanir, atualmente a sociedade vê a saúde como mercadoria e as pessoas adoecidas como um peso para o Estado, sendo a Pastoral da Saúde uma voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização do doente, defendendo a saúde como um direito fundamental da pessoa, sem distinção de cor, raça ou crença religiosa.

Gilson Casagrande (PP) anunciou visita a Urussanga, no início de abril, de Marcos Tomasi, Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do Deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT). Segundo o Vereador, as tratativas são para a abertura de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com cursos de graduação gratuitos com possibilidade para início das matriculas para o vestibular ainda em 2018.

José Carlos José (PP) sugeriu ao Poder Executivo, através de Indicação, o envio ao Legislativo de Projeto de Lei solicitando autorização para ceder um caminhão para o transporte de leite à Cooperativa Familiar Agroindustrial do Sul Catarinense – COOFASUL. De acordo com o Vereador, o caminhão foi adquirido no Governo Luiz Carlos Zen, para atender na época produtores de leite e queijo e atualmente está parado. O Vereador destacou a realização no último domingo de um torneio de futebol suíço no poliesportivo do Bairro da Estação. Na ocasião, foi entregue a Taça Rosalino Jardim de Mello, uma homenagem a um dos maiores incentivadores, ainda em atividade, do esporte em Urussanga.

Odivaldo Bonetti (PP) ressaltou o trabalho do Grupo “Lar Missionário”, ligado à Igreja Assembleia de Deus, e do Pastor Wilson Zimerman, pelo mutirão que proporcionou melhorias na Escola Ernesto Mariot, do Bairro Bom Jesus. O Vereador informou que foram realizados serviços de pintura, colocação de grade de proteção, brita e a revitalização dos jardins que deixaram a escola em excelentes condições. A Prefeitura Municipal disponibilizou a tela de proteção instalado no muro, a brita e a tinta; a empresa ESAF-IBRAP doou um portão pequeno e barras de alumínio para a colocação da tela de proteção. O portão eletrônico grande foi adquirido com recursos da escola conseguidos com a realização da festa junina e venda de rifas. O Vereador classificou o mutirão como um exemplo de cidadania e parabenizou a equipe de colaboradores da Diretora Adriana Tibes da Silva e os voluntários da Igreja Assembleia de Deus. Odivaldo informou que no dia 7 de abril, no próximo sábado, das 8h as 11:30h da manhã, haverá uma programação especial para a população da região na Escola Ernesto Mariot. No dia serão realizadas várias atividades como apresentação do coral de crianças, corte de cabelo, manicure, massagem, cuidados com a pele, distribuição de mudas de árvores e hortaliças, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, nutricionista, orientação de dentistas, presença de representantes da ONG Raça, fisioterapeuta e o lançamento do Projeto Escola e Comunidade em Ação.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/04/2018 - 09:11:33 por: Wilson Adriani Joaquim - Alterado em: 09/04/2018 - 16:50:19 por: Larissa Xavier Teixeira

Notícias

ATO Nº 43, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.   
ATO Nº 43, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.   

DESIGNA FUNÇÃO GRATIFICADA DE RESPONSABILIDADE QUANTO CONTROLE INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE URUSSANGA À SERVIDORA CRISTIANE BARICHELO CARARA, AGENTE DE PORTARIA E COMUNICAÇÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

ATO Nº 42, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.
ATO Nº 42, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.

INSTITUI E CONSTITUI COMISSÃO ESPECIAL PARA ORGANIZAR SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À INSTITUIÇÃO PARAÍSO DA CRIANÇA/CASA-LAR DE URUSSANGA, A REALIZAR-SE NO DIA 16 DE OUTUBRO DE 2018.

ATO Nº 39, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.
ATO Nº 39, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.

HOMOLOGA A EFETIVAÇÃO DA SERVIDORA MARICELMA APARECIDA RIBEIRO SACHET, AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE URUSSANGA, APÓS CUMPRIMENTO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO.

AUDIÊNCIA PÚBLICA QUADRIMESTRAL - CONVITE
AUDIÊNCIA PÚBLICA QUADRIMESTRAL - CONVITE

O Presidente da Câmara Municipal de Urussanga, Vereador Odivaldo Bonetti, o Presidente da Comissão Permanente de Finanças, Tributação e Orçamento, Vereador Elson Roberto Ramos, e o Controlador Interno da Prefeitura Municipal de Urussanga, Senhor César Roberto Michels, convidam para participar de Audiência Pública que tem como objetivo demonstrar e avaliar o cumprimento das Metas Fiscais referentes ao 2º Quadrimestre do ano de 2018, do Município de Urussanga, conforme determina o art. 9º, §4º, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
 
Data: 26 de setembro de 2018 (Quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Câmara Municipal de Urussanga
(Travessa da Imigração, nº 63, Centro, 88.840-000, Urussanga – SC)