Sessão da Câmara Municipal de Urussanga - 10 de outubro de 2017 - Notas do Plenário: Sessão 10-10-2017
Elson Roberto Ramos (PMDB) registrou homenagem ao Monsenhor Agenor Neves Marques, falecido em 2006, e que completaria 103 anos neste dia 10 de outubro. O Vereador lembrou que Monsenhor Agenor foi o criador dos símbolos municipais como a composição do Hino Municipal e a Bandeira, além de ser o precursor da valorização da cultura italiana em Urussanga. Elson criticou o Departamento de Cultura do Município por deixar passar datas importantes sem as merecidas homenagens. Elson registrou o esquecimento por parte do Diretor de Cultura dos 26 anos da assinatura do tratado do Gemellaggio entre Urussanga e Longarone, no dia 6 de outubro; e os 54 anos da tragédia de Vajont, que vitimou cerca de duas mil pessoas no dia 9 de outubro de 1963. Para o Vereador, essas datas fazem parte da cultura do Município e não podem passar em branco.

Vanderlei Marcírio (PMDB) lembrou também o aniversario do Monsenhor Agenor Neves Marques e destacou a importância do trabalho social, cultural e religioso desenvolvido por ele no Município. O Vereador disse que, em 2003, o Monsenhor, já com problemas de saúde, compareceu a evento evangélico de inauguração do Monumento à Bíblia na Praça Anita Garibaldi, demonstrando a sua grandeza de mestre e evangelizador. Para o Vereador, o responsável pela pasta da Cultura em Urussanga não está sintonizado com a importância dos fatos históricos do Município. Vanderlei Marcírio cobrou, ainda, a manutenção da rua de acesso ao loteamento Talamine, no Bairro De Villa, que, segundo suas informações, a rua está intransitável. O Vereador anunciou que conseguiu R$ 20.000,00 (vinte mil reais) com a Secretaria de Agricultura do Estado, para auxiliar na realização da Feira da Agricultura em Urussanga.

Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori (PMDB) registrou a passagem do Dia do Professor, que será comemorado no próximo domingo, 15 de outubro. Vanir fez uma reflexão sobre o trabalho dos Professores e afirmou que eles não têm simplesmente uma profissão ou cargo, mas sim uma missão. Para a Vereadora, o Professor faz mais do que ensinar,  mas prepara os jovens para pensar e mudar o mundo. Vanir afirmou que cabe às famílias e ao poder público darem condições para o trabalho do Professor, sendo qualquer criança em sala de aula um agente de transformação da sociedade.

José Carlos José (PP) informou que os bailes dos idosos estão acontecendo a pleno vapor na Sociedade Recreativa Urussanga, nas tardes de terças-feiras, contribuindo para o lazer e a saúde da terceira idade. Explicou que o abaixo-assinado em andamento na Cidade vai dar rumos às discussões sobre o preço da energia. Esclareceu que quem regulamenta os custos da energia elétrica é a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mas a empresa Força e Luz de Urussanga pode rever os custos com salários e investimentos e assim tentar contribuir com a redução da tarifa. Finalizou dizendo que não adianta ele ir a Brasília sem o abaixo-assinado e conclamou a população a procurar os pontos de coleta para atingir o máximo de consumidores possíveis.

Odivaldo Bonetti (PP) destacou a importância dos Professores na vida de todos e disse que nem sempre eles são reconhecidos e homenageados como merecem, exercendo muitas vezes um trabalho quase invisível. O Vereador ressaltou que, mesmo assim, todos concordam que poucas coisas são tão nobres e importantes quanto o trabalho do Professor. Odivaldo registrou que são eles que esculpem com sua dedicação, paciência e sabedoria as mentes das mulheres e homens do amanhã, sendo essenciais no desenvolvimento e no sucesso de qualquer País. O Vereador finalizou desejando um feliz Dia dos Professores, no próximo domingo 15 de outubro.

Jair Nandi (PSD) cobrou a realização do Concurso Público em Urussanga, que vem sofrendo constantes adiamentos há mais de um ano. O Vereador pediu para que seja contratada instituição idônea e com reconhecimento de qualidade para a realização do concurso. O Vereador registrou ainda a liberação de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para o Hospital Nossa Senhora da Conceição por parte do Governador Raimundo Colombo. Jair Nandi registrou iniciativa do Restaurante “Papos e Tragos”, no Bairro da Estação, pela promoção de evento na última segunda-feira, com a renda revertida integralmente à APAE de Urussanga.

Marcos Roberto Silveira (PT) também destacou o Dia dos Professores, que será comemorado no próximo domingo 15 de outubro. Segundo o Vereador, é uma classe importante, mas que não é valorizada como merece. O Vereador lembrou que há dez meses Urussanga não tem um Secretário de Educação, sendo essa uma Pasta importante e necessária para o desenvolvimento educacional do Município. Marcos criticou os temas escolhidos pelos pré-candidatos ao Governo do Estado para pautar a eleição no ano que vem. De acordo com o Vereador, a Saúde, a Segurança e as Agências de Desenvolvimento Regionais (ADRs) foram escolhidas como temas das discussões e mais uma vez foi esquecida a Educação. Marcos Roberto cobrou a realização do Concurso Público para regularizar todos os setores de prestação de serviços no Município.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/10/2017 - 08:21:22 por: Wilson Adriani Joaquim - Alterado em: 11/10/2017 - 14:21:31 por: Larissa Xavier Teixeira

VIGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA, A SER REALIZADA NO DIA 3 DE JULHO DE 2018.

A Reunião Ordinária contará com as seguintes presenças: do Senhor Luiz Antonio Vieira (“Zizo”), para recebimento da Moção de Congratulação e Aplausos nº 05/2018, concedida em razão do resultado obtido no evento esportivo Ironman Brasil; e das Senhoritas Suelen Cittadin Jacintho (Rainha), Kamila Fretta Fabro (Primeira Princesa) e Sara Servodio (Segunda Princesa), eleitas para integrar a Corte da XVIII Festa do Vinho de Urussanga, para recebimento da Moção de Congratulação e Aplausos nº 06/2018, concedida em vista da representação da festividade e do Município.