100%

Sessão da Câmara Municipal de Urussanga - 10 de outubro de 2017 - Notas do Plenário:

Sessão da Câmara Municipal de Urussanga - 10 de outubro de 2017 - Notas do Plenário: Sessão 10-10-2017
Elson Roberto Ramos (PMDB) registrou homenagem ao Monsenhor Agenor Neves Marques, falecido em 2006, e que completaria 103 anos neste dia 10 de outubro. O Vereador lembrou que Monsenhor Agenor foi o criador dos símbolos municipais como a composição do Hino Municipal e a Bandeira, além de ser o precursor da valorização da cultura italiana em Urussanga. Elson criticou o Departamento de Cultura do Município por deixar passar datas importantes sem as merecidas homenagens. Elson registrou o esquecimento por parte do Diretor de Cultura dos 26 anos da assinatura do tratado do Gemellaggio entre Urussanga e Longarone, no dia 6 de outubro; e os 54 anos da tragédia de Vajont, que vitimou cerca de duas mil pessoas no dia 9 de outubro de 1963. Para o Vereador, essas datas fazem parte da cultura do Município e não podem passar em branco.

Vanderlei Marcírio (PMDB) lembrou também o aniversario do Monsenhor Agenor Neves Marques e destacou a importância do trabalho social, cultural e religioso desenvolvido por ele no Município. O Vereador disse que, em 2003, o Monsenhor, já com problemas de saúde, compareceu a evento evangélico de inauguração do Monumento à Bíblia na Praça Anita Garibaldi, demonstrando a sua grandeza de mestre e evangelizador. Para o Vereador, o responsável pela pasta da Cultura em Urussanga não está sintonizado com a importância dos fatos históricos do Município. Vanderlei Marcírio cobrou, ainda, a manutenção da rua de acesso ao loteamento Talamine, no Bairro De Villa, que, segundo suas informações, a rua está intransitável. O Vereador anunciou que conseguiu R$ 20.000,00 (vinte mil reais) com a Secretaria de Agricultura do Estado, para auxiliar na realização da Feira da Agricultura em Urussanga.

Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori (PMDB) registrou a passagem do Dia do Professor, que será comemorado no próximo domingo, 15 de outubro. Vanir fez uma reflexão sobre o trabalho dos Professores e afirmou que eles não têm simplesmente uma profissão ou cargo, mas sim uma missão. Para a Vereadora, o Professor faz mais do que ensinar,  mas prepara os jovens para pensar e mudar o mundo. Vanir afirmou que cabe às famílias e ao poder público darem condições para o trabalho do Professor, sendo qualquer criança em sala de aula um agente de transformação da sociedade.

José Carlos José (PP) informou que os bailes dos idosos estão acontecendo a pleno vapor na Sociedade Recreativa Urussanga, nas tardes de terças-feiras, contribuindo para o lazer e a saúde da terceira idade. Explicou que o abaixo-assinado em andamento na Cidade vai dar rumos às discussões sobre o preço da energia. Esclareceu que quem regulamenta os custos da energia elétrica é a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mas a empresa Força e Luz de Urussanga pode rever os custos com salários e investimentos e assim tentar contribuir com a redução da tarifa. Finalizou dizendo que não adianta ele ir a Brasília sem o abaixo-assinado e conclamou a população a procurar os pontos de coleta para atingir o máximo de consumidores possíveis.

Odivaldo Bonetti (PP) destacou a importância dos Professores na vida de todos e disse que nem sempre eles são reconhecidos e homenageados como merecem, exercendo muitas vezes um trabalho quase invisível. O Vereador ressaltou que, mesmo assim, todos concordam que poucas coisas são tão nobres e importantes quanto o trabalho do Professor. Odivaldo registrou que são eles que esculpem com sua dedicação, paciência e sabedoria as mentes das mulheres e homens do amanhã, sendo essenciais no desenvolvimento e no sucesso de qualquer País. O Vereador finalizou desejando um feliz Dia dos Professores, no próximo domingo 15 de outubro.

Jair Nandi (PSD) cobrou a realização do Concurso Público em Urussanga, que vem sofrendo constantes adiamentos há mais de um ano. O Vereador pediu para que seja contratada instituição idônea e com reconhecimento de qualidade para a realização do concurso. O Vereador registrou ainda a liberação de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para o Hospital Nossa Senhora da Conceição por parte do Governador Raimundo Colombo. Jair Nandi registrou iniciativa do Restaurante “Papos e Tragos”, no Bairro da Estação, pela promoção de evento na última segunda-feira, com a renda revertida integralmente à APAE de Urussanga.

Marcos Roberto Silveira (PT) também destacou o Dia dos Professores, que será comemorado no próximo domingo 15 de outubro. Segundo o Vereador, é uma classe importante, mas que não é valorizada como merece. O Vereador lembrou que há dez meses Urussanga não tem um Secretário de Educação, sendo essa uma Pasta importante e necessária para o desenvolvimento educacional do Município. Marcos criticou os temas escolhidos pelos pré-candidatos ao Governo do Estado para pautar a eleição no ano que vem. De acordo com o Vereador, a Saúde, a Segurança e as Agências de Desenvolvimento Regionais (ADRs) foram escolhidas como temas das discussões e mais uma vez foi esquecida a Educação. Marcos Roberto cobrou a realização do Concurso Público para regularizar todos os setores de prestação de serviços no Município.

Notícias

TRIGÉSIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 10 DE OUTUBRO DE 2017.
TRIGÉSIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 10 DE OUTUBRO DE 2017.

A reunião contará com a participação da aluna Natália Mandelli Bortolotto e da Professora Elaine Orben Rinaldi, da APAE de Urussanga, para recebimento de Moção de Congratulação e Aplausos concedida em razão da importante conquista do segundo lugar no Concurso Nacional de Cartões de Natal, realizado no Estado do Paraná, em setembro de 2017.

ATO Nº 39, DE 9 DE OUTUBRO DE 2017.   
ATO Nº 39, DE 9 DE OUTUBRO DE 2017.   

DECLARA FACULTATIVO O PONTO DOS SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE URUSSANGA NO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2017, EM VIRTUDE DO FERIADO DE NOSSA SENHORA APARECIDA NO DIA 12 DE OUTUBRO.

MOÇÃO Nº 11/2017
MOÇÃO Nº 11/2017

“A CÂMARA MUNICIPAL DE URUSSANGA, APROVANDO PROPOSIÇÃO SUBSCRITA PELO VEREADOR JAIR NANDI, MANIFESTA CONGRATULAÇÃO E APLAUSOS À ALUNA NATÁLIA MANDELLI BORTOLOTTO E À PROFESSORA ELAINE ORBEN RINALDI, DA APAE DE URUSSANGA, EM RAZÃO DE IMPORTANTE CONQUISTA DO SEGUNDO LUGAR NO CONCURSO NACIONAL DE CARTÕES DE NATAL, REALIZADO NO ESTADO DO PARANÁ, EM SETEMBRO DE 2017, ELEVANDO O NOME DE URUSSANGA E DESTE JOVEM TALENTO NO CENÁRIO ARTÍSTICO NACIONAL.”