Histórico do Senhor Jerci Maccari – Medalha do Mérito de Urussanga

JERCI MACCARI

Filho de Basílio Vendramini Maccari e Maria Gastaldon, Jerci Maccari nasceu em 25 de fevereiro de 1949 – o mais velho entre 10 irmãos –, na localidade de Belvedere – Coxia Rica, em Urussanga. Em 1953, aos 4 anos de idade, Jerci Maccari e sua família fixaram residência no Município Paranaense de Francisco Beltrão. Aprimorou seus estudos no Seminário do Município de Ibicaré, no Vale do Rio do Peixe, em Santa Catarina, onde recebeu intensa formação humanístico-religiosa; e posteriormente no Município Paulista de Pirassununga. Reside atualmente no Município de Valinhos, Estado de São Paulo.

Jerci Maccari aperfeiçoou suas aptidões ao desenho e à pintura, tornando-se renomado artista plástico. Suas obras artísticas retratam, com cores vibrantes, temas rurais, observando sempre uma peculiaridade: seus personagens são simbolizados sem rosto, sem fisionomia, porque, segundo o próprio artista, “agricultores são pessoas anônimas”. Jerci Maccari já produziu cerca de 600 telas, expostas em eventos nacionais e internacionais. As imagens, delineadas por mãos hábeis, retratam o cenário rural vivenciado pelo artista nos Municípios de Urussanga e Francisco Beltrão.

Maccari recebeu honrarias em diversas oportunidades: em 1983, o Prêmio Aquisição no XII Salão Ararense de Artes Plásticas e Medalha de Ouro no X Salão Limeirense de Arte Contemporânea; em 1984, Medalha de Bronze, no I Salão Nacional de Artes Plásticas de Casa Branca; em 1986, Medalha de Bronze no II Encontro das Artes de Osasco; no mesmo ano, Mensão Honrosa e Prêmio Aquisição no IX Salão de Arte Contemporânea de Sorocaba; e em 1987, Prêmio Aquisição no I Salão Regional de Arte Contemporânea de Campinas – todos em São Paulo. Em 2015, seu acervo artístico foi apresentando no Programa “Domingão do Faustão”, na Rede Globo de Televisão, despertando e acentuando a atenção do Mundo ao meio cultural-rural. Além disso, em Urussanga, o artista foi homenageado pela  Escola Profissional Lydio De Brida e pela Epagri, tendo, inclusive, no mesmo ano, realizado exposição de suas obras na Festa Ritorno Alle Origini.

Artista que, inspirado nas lembranças dos parreirais de seus “nonos”, pintou inúmeras telas em homenagem à sua terra natal; artista que declarou não pintar o que vê, e sim o que sente; artista que, com mais de 40 anos de carreira, já obteve o reconhecimento de vários segmentos culturais brasileiros; este artista é Jerci Maccari.

CONVITE - AUDIÊNCIA PÚBLICA

O Presidente da Câmara Municipal de Urussanga, Vereador Marcos Roberto Silveira, juntamente aos demais Vereadores, convidam para Audiência Pública, que tem como objetivo tratar de assuntos relacionados a “Estacionamento Rotativo” no Município de Urussanga, debatendo o assunto, sua importância e a implantação de normativas necessárias.

Data: 20 de abril de 2017
Local: Câmara Municipal de Urussanga (Travessa da Imigração, 63, Centro)

NONA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 28 DE MARÇO DE 2017.

Em atendimento ao Requerimento nº 13/2017, a reunião contará com a participação do Senhor Heriberto Michels, Gerente da agência da Caixa Econômica Federal de Urussanga, para falar sobre os saques das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.