Histórico do Senhor Jerci Maccari – Medalha do Mérito de Urussanga

JERCI MACCARI

Filho de Basílio Vendramini Maccari e Maria Gastaldon, Jerci Maccari nasceu em 25 de fevereiro de 1949 – o mais velho entre 10 irmãos –, na localidade de Belvedere – Coxia Rica, em Urussanga. Em 1953, aos 4 anos de idade, Jerci Maccari e sua família fixaram residência no Município Paranaense de Francisco Beltrão. Aprimorou seus estudos no Seminário do Município de Ibicaré, no Vale do Rio do Peixe, em Santa Catarina, onde recebeu intensa formação humanístico-religiosa; e posteriormente no Município Paulista de Pirassununga. Reside atualmente no Município de Valinhos, Estado de São Paulo.

Jerci Maccari aperfeiçoou suas aptidões ao desenho e à pintura, tornando-se renomado artista plástico. Suas obras artísticas retratam, com cores vibrantes, temas rurais, observando sempre uma peculiaridade: seus personagens são simbolizados sem rosto, sem fisionomia, porque, segundo o próprio artista, “agricultores são pessoas anônimas”. Jerci Maccari já produziu cerca de 600 telas, expostas em eventos nacionais e internacionais. As imagens, delineadas por mãos hábeis, retratam o cenário rural vivenciado pelo artista nos Municípios de Urussanga e Francisco Beltrão.

Maccari recebeu honrarias em diversas oportunidades: em 1983, o Prêmio Aquisição no XII Salão Ararense de Artes Plásticas e Medalha de Ouro no X Salão Limeirense de Arte Contemporânea; em 1984, Medalha de Bronze, no I Salão Nacional de Artes Plásticas de Casa Branca; em 1986, Medalha de Bronze no II Encontro das Artes de Osasco; no mesmo ano, Mensão Honrosa e Prêmio Aquisição no IX Salão de Arte Contemporânea de Sorocaba; e em 1987, Prêmio Aquisição no I Salão Regional de Arte Contemporânea de Campinas – todos em São Paulo. Em 2015, seu acervo artístico foi apresentando no Programa “Domingão do Faustão”, na Rede Globo de Televisão, despertando e acentuando a atenção do Mundo ao meio cultural-rural. Além disso, em Urussanga, o artista foi homenageado pela  Escola Profissional Lydio De Brida e pela Epagri, tendo, inclusive, no mesmo ano, realizado exposição de suas obras na Festa Ritorno Alle Origini.

Artista que, inspirado nas lembranças dos parreirais de seus “nonos”, pintou inúmeras telas em homenagem à sua terra natal; artista que declarou não pintar o que vê, e sim o que sente; artista que, com mais de 40 anos de carreira, já obteve o reconhecimento de vários segmentos culturais brasileiros; este artista é Jerci Maccari.

DÉCIMA OITAVA REUNIÃO ITINERANTE - CONVITE

O Presidente da Câmara Municipal de Urussanga, Vereador Marcos Roberto Silveira, juntamente aos demais Vereadores e às Comunidades de Rio Carvão, Rio Carvão Alto e Baixo, Santana, Santaninha, e Santo Expedito, convidam para a Vigésima Sexta Reunião Ordinária, transformada, por meio do Ato nº 26, de 3 de julho de 2017, em Décima Oitava Reunião Itinerante, com o objetivo de oportunizar a participação de representantes das comunidades afetadas pela degradação ambiental causada pela exploração carbonífera em Urussanga, de forma a expor anseios, reivindicações e esclarecer o processo de recuperação, neste contexto contando com a presença do Excelentíssimo Senhor Doutor Anderson Lodetti de Oliveira, Procurador da República atuante no Município de Criciúma.

Data: 8 de agosto de 2017 (terça-feira)
Local: Salão de Festas da Igreja do Bairro Rio Carvão (Estrada Geral Rio Carvão, Comunidade Nossa Senhora da Saúde, Urussanga – SC)

PROCESSO SELETIVO Nº 01/2017

O Presidente da Câmara Municipal de Urussanga, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas, no período de 10 a 21 de julho de 2017, as inscrições ao Processo Seletivo para provimento, em caráter temporário, de 1 (uma) vaga do Cargo de Agente de Serviços Gerais, conforme Edital nº 01/2017, disponível na íntegra no site www.camaraurussanga.sc.gov.br e murais da Casa Legislativa.

Relatório de Atividades - 1º Período da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura

A Câmara Municipal de Urussanga, por meio de seu Presidente, o Vereador Marcos Roberto Silveira, no âmbito de suas atribuições e visando a dar maior efetividade ao princípio da publicidade dos atos do Poder Público, divulga, a quem possa interessar, relatório das atividades legislativas referentes ao Primeiro Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Oitava Legislatura.

Moção nº 05/2017

“A CÂMARA MUNICIPAL DE URUSSANGA, APROVANDO PROPOSIÇÃO SUBSCRITA PELO VEREADOR MARCOS ROBERTO SILVEIRA, MANIFESTA CONGRATULAÇÃO E APLAUSOS À CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE URUSSANGA, EM RAZÃO DO ANIVERSÁRIO DE 40 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO, A SER CELEBRADO NO DIA 1º DE AGOSTO DE 2017. A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE URUSSANGA ATUA, DESDE A SUA FUNDAÇÃO, COMO SOCIEDADE CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS, SEM FILIAÇÃO POLÍTICA, PARTIDÁRIA OU RELIGIOSA, CONSTITUÍDA DE EMPRESAS QUE SE DEDICAM AO COMÉRCIO LOJISTA; COM A FINALIDADE DE AMPARAR, DEFENDER, ORIENTAR E COLIGAR OS LEGÍTIMOS INTERESSES DE SEUS ASSOCIADOS AOS PODERES PÚBLICOS; PROMOVE A APROXIMAÇÃO DOS ASSOCIADOS, DE MODO A ESTIMULAR ENTRE ELES O COMPANHEIRISMO E O ESPÍRITO DE COLABORAÇÃO CONSTANTE E RECÍPROCO E ESTIMULA AS INICIATIVAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO LOCAL; SENDO SEU DEVER DEFENDER, EM SUA JURISDIÇÃO, OS INTERESSES DO COMÉRCIO LOJISTA E MANTER OS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO.”