Histórico do Senhor Aldo Baldin (“in memoriam”) – Medalha do Mérito de Urussanga

ALDO BALDIN

Filho de Antônio Baldin e Serena Dandolini Baldin, Aldo Baldin nasceu em primeiro de janeiro de 1945, na localidade de Belvedere, no Município de Urussanga. Estudou música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Escola Superior de Música de Frankfurt / Meno. Domiciliado na Alemanha desde 1970, casou-se com a blumenauense Irene Maria Flesch, com quem teve duas filhas: Serena e Sofia.

Com mais de 100 (cem) discos gravados, inúmeros concertos realizados em parceria com os melhores regentes do mundo, e considerado pela crítica como a mais bela voz masculina do Brasil, o tenor conquistou diversos prêmios e honrarias, nacionais e internacionais, dentre os quais o renomado “Grammy” – o “Oscar da Música”, em 1981, com o disco “A Criação”, de Haydn. Foi Professor Titular em Escola Superior de Música na Alemanha. Faleceu precocemente em 1994, aos 49 anos de idade, no auge de sua carreira.

Em 1983, recebeu Moção de Aplauso e Reconhecimento da Câmara Municipal de Urussanga. Além disso, empresta seu nome à sede da Academia de Letras de Urussanga; à última parte da Rodovia que conduz os urussanguenses ao Bairro Rio América; e ao palco do anfiteatro do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

Desde de 2001, a instituição Pró Música, de Florianópolis, realiza o Concurso Nacional de Canto Aldo Baldin, com o objetivo de incentivar a prática e o estudo do canto lírico aos cantores brasileiros e latinos americanos. A consagrada carreira do tenor, inclusive, é tema do documentário de direção do cineasta urussanguense Yves Goulart, cujo filme chama-se “Aldo Baldin – Uma Vida Pela Música”; e do livro “Aldo Baldin: tempo e vida – uma trajetória e tanto!”, de autoria de Sérgio Roberto Maestrelli – ambos em fase de produção.

A voz inigualável do tenor Aldo Baldin continua sendo referência artística, eis que suas músicas são tocas nas rádios, por exemplo, da Europa. Os discos, por sua vez, são republicados em CD e comercializados aos admiradores e ouvintes de música clássica, deixando viva a arte desse grande artista que elevou e ainda eleva o nome de Urussanga às mais seletas plateias do cenário artístico brasileiro e mundial.

DÉCIMA OITAVA REUNIÃO ITINERANTE - CONVITE

O Presidente da Câmara Municipal de Urussanga, Vereador Marcos Roberto Silveira, juntamente aos demais Vereadores e às Comunidades de Rio Carvão, Rio Carvão Alto e Baixo, Santana, Santaninha, e Santo Expedito, convidam para a Vigésima Sexta Reunião Ordinária, transformada, por meio do Ato nº 26, de 3 de julho de 2017, em Décima Oitava Reunião Itinerante, com o objetivo de oportunizar a participação de representantes das comunidades afetadas pela degradação ambiental causada pela exploração carbonífera em Urussanga, de forma a expor anseios, reivindicações e esclarecer o processo de recuperação, neste contexto contando com a presença do Excelentíssimo Senhor Doutor Anderson Lodetti de Oliveira, Procurador da República atuante no Município de Criciúma.

Data: 8 de agosto de 2017 (terça-feira)
Local: Salão de Festas da Igreja do Bairro Rio Carvão (Estrada Geral Rio Carvão, Comunidade Nossa Senhora da Saúde, Urussanga – SC)

PROCESSO SELETIVO Nº 01/2017

O Presidente da Câmara Municipal de Urussanga, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas, no período de 10 a 21 de julho de 2017, as inscrições ao Processo Seletivo para provimento, em caráter temporário, de 1 (uma) vaga do Cargo de Agente de Serviços Gerais, conforme Edital nº 01/2017, disponível na íntegra no site www.camaraurussanga.sc.gov.br e murais da Casa Legislativa.

Relatório de Atividades - 1º Período da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura

A Câmara Municipal de Urussanga, por meio de seu Presidente, o Vereador Marcos Roberto Silveira, no âmbito de suas atribuições e visando a dar maior efetividade ao princípio da publicidade dos atos do Poder Público, divulga, a quem possa interessar, relatório das atividades legislativas referentes ao Primeiro Período da Primeira Sessão Legislativa da Décima Oitava Legislatura.

Moção nº 05/2017

“A CÂMARA MUNICIPAL DE URUSSANGA, APROVANDO PROPOSIÇÃO SUBSCRITA PELO VEREADOR MARCOS ROBERTO SILVEIRA, MANIFESTA CONGRATULAÇÃO E APLAUSOS À CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE URUSSANGA, EM RAZÃO DO ANIVERSÁRIO DE 40 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO, A SER CELEBRADO NO DIA 1º DE AGOSTO DE 2017. A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE URUSSANGA ATUA, DESDE A SUA FUNDAÇÃO, COMO SOCIEDADE CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS, SEM FILIAÇÃO POLÍTICA, PARTIDÁRIA OU RELIGIOSA, CONSTITUÍDA DE EMPRESAS QUE SE DEDICAM AO COMÉRCIO LOJISTA; COM A FINALIDADE DE AMPARAR, DEFENDER, ORIENTAR E COLIGAR OS LEGÍTIMOS INTERESSES DE SEUS ASSOCIADOS AOS PODERES PÚBLICOS; PROMOVE A APROXIMAÇÃO DOS ASSOCIADOS, DE MODO A ESTIMULAR ENTRE ELES O COMPANHEIRISMO E O ESPÍRITO DE COLABORAÇÃO CONSTANTE E RECÍPROCO E ESTIMULA AS INICIATIVAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO LOCAL; SENDO SEU DEVER DEFENDER, EM SUA JURISDIÇÃO, OS INTERESSES DO COMÉRCIO LOJISTA E MANTER OS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO.”