Histórico do Senhor Aldo Baldin (“in memoriam”) – Medalha do Mérito de Urussanga

ALDO BALDIN

Filho de Antônio Baldin e Serena Dandolini Baldin, Aldo Baldin nasceu em primeiro de janeiro de 1945, na localidade de Belvedere, no Município de Urussanga. Estudou música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Escola Superior de Música de Frankfurt / Meno. Domiciliado na Alemanha desde 1970, casou-se com a blumenauense Irene Maria Flesch, com quem teve duas filhas: Serena e Sofia.

Com mais de 100 (cem) discos gravados, inúmeros concertos realizados em parceria com os melhores regentes do mundo, e considerado pela crítica como a mais bela voz masculina do Brasil, o tenor conquistou diversos prêmios e honrarias, nacionais e internacionais, dentre os quais o renomado “Grammy” – o “Oscar da Música”, em 1981, com o disco “A Criação”, de Haydn. Foi Professor Titular em Escola Superior de Música na Alemanha. Faleceu precocemente em 1994, aos 49 anos de idade, no auge de sua carreira.

Em 1983, recebeu Moção de Aplauso e Reconhecimento da Câmara Municipal de Urussanga. Além disso, empresta seu nome à sede da Academia de Letras de Urussanga; à última parte da Rodovia que conduz os urussanguenses ao Bairro Rio América; e ao palco do anfiteatro do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

Desde de 2001, a instituição Pró Música, de Florianópolis, realiza o Concurso Nacional de Canto Aldo Baldin, com o objetivo de incentivar a prática e o estudo do canto lírico aos cantores brasileiros e latinos americanos. A consagrada carreira do tenor, inclusive, é tema do documentário de direção do cineasta urussanguense Yves Goulart, cujo filme chama-se “Aldo Baldin – Uma Vida Pela Música”; e do livro “Aldo Baldin: tempo e vida – uma trajetória e tanto!”, de autoria de Sérgio Roberto Maestrelli – ambos em fase de produção.

A voz inigualável do tenor Aldo Baldin continua sendo referência artística, eis que suas músicas são tocas nas rádios, por exemplo, da Europa. Os discos, por sua vez, são republicados em CD e comercializados aos admiradores e ouvintes de música clássica, deixando viva a arte desse grande artista que elevou e ainda eleva o nome de Urussanga às mais seletas plateias do cenário artístico brasileiro e mundial.

CONVITE - AUDIÊNCIA PÚBLICA

O Presidente da Câmara Municipal de Urussanga, Vereador Marcos Roberto Silveira, juntamente aos demais Vereadores, convidam para Audiência Pública, que tem como objetivo tratar de assuntos relacionados a “Estacionamento Rotativo” no Município de Urussanga, debatendo o assunto, sua importância e a implantação de normativas necessárias.

Data: 20 de abril de 2017
Local: Câmara Municipal de Urussanga (Travessa da Imigração, 63, Centro)

NONA REUNIÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 28 DE MARÇO DE 2017.

Em atendimento ao Requerimento nº 13/2017, a reunião contará com a participação do Senhor Heriberto Michels, Gerente da agência da Caixa Econômica Federal de Urussanga, para falar sobre os saques das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.