100%

História de Urussanga

Ao final do século XIX, a crise assolada na Itália contribuiu para a colonização da terra brasileira que futuramente seria conhecida como Urussanga. Com a notícia de oferta de solos férteis, próprios para o trabalho, o Governo Imperial designou, em 21 de novembro de 1876, o Engenheiro Joaquim Vieira Ferreira para dirigir o povoamento da região das cabeceiras do Rio Tubarão.
A região, até então habitada por índios, recebeu imigrantes de Longarone, Lombardia, Friuli e Trentino Alto Adige. A viagem dos imigrantes até o alojamento preparado pelo Engenheiro Joaquim Vieira Ferreira, em Urussanga, foi dificultoso, tendo realizado a travessia de navio até o porto de Laguna; seguido pelo Rio Tubarão; e caminhado pelas matas, ou com o auxílio de carros de bois. A partir de então, os imigrantes, sob organização do Engenheiro Ferreira, tomaram posse de suas terras, com fins de moradia, cultivo e trato com animais. 
Os imigrantes italianos chegaram a Urussanga em 26 de maio de 1878, razão pela qual se considera a data como oficial de sua fundação. O Distrito de Urussanga foi criado por meio do Decreto Estadual nº 84, de 03 de junho de 1891. Reconheceu-se como Município o até então Distrito de Urussanga a partir de seu desmembramento com relação ao Município de Tubarão, oficializado por meio da Lei Estadual nº 474, de 06 de dezembro de 1990 - cuja instalação ocorreu em janeiro de 1901.

O Município

História de Urussanga
História de Urussanga

Ao final do século XIX, a crise na Itália contribuiu para a colonização da terra que futuramente seria conhecida como Urussanga.